quarta-feira, 22 de abril de 2009

Toque de recolher no interior de São Paulo

Apesar deste assunto não ter muito a ver com o conteúdo que eu coloco neste blog, o mesmo estava sendo divulgado em vários jornais ontem e está causando muita POLÊMICA:


Toque de recolher no interior de SP


No noroeste de São Paulo, tem cidade implantando toque de recolher para crianças e adolescentes. Depois das 20h30, eles têm que estar em casa ou são detidos e levados ao Conselho Tutelar.

A ordem partiu de alguns juízes da infância e da juventude da região. A idéia é reduzir o número de ocorrências com crianças e adolescentes à noite nas ruas.

A experiência polêmica começou em Fernandópolis. Agora chegou às cidades de Itapura e Ilha Solteira.

O adolescente tem só 15 anos, mas não é a primeira vez que tem que ser levado à delegacia. Ele foi flagrado com bebida alcoólica e já tinha passagem pela polícia.

A fiscalização em bares, restaurantes e lan houses de Ilha Solteira, no noroeste do Estado, agora será rotina das polícias Civil e Militar e do Conselho Tutelar. O juiz da Infância e Juventude da região determinou o que está sendo chamado de toque de recolher. Na noite passada, a operação orientou crianças e adolescentes nas principais ruas e avenidas da cidade.

“Principalmente nas situações de risco, próximos a usuários de droga, próximos a consumidores de bebida alcoólica“, esclareceu o delegado Miguel Ângelo Micas.

Pela determinação, crianças e adolescentes de zero a 13 anos podem ficar na rua sozinhos apenas até às 20h30. Adolescentes de 14 a 15 anos podem ficar até às 22hs. Quem tem entre 16 e 17 anos deve estar em casa às 23hs. Além disso, os menores de 16 anos estão proibidos de frequentar lan houses.


Os menores que forem pegos nas ruas fora do horário estipulado serão levados ao Conselho Tutelar e, depois, entregues às famílias. Quem for pego praticando delito, poderá ser condenado à prestação de serviços públicos e até ser recolhido para internação na Fundação Casa.


“Eu imagino que não exista nada de cerceamento de liberdade. Uma pessoa em desenvolvimento tem que ter certos limites, tem que ter certas posturas em relação a elas até para que amanhã possamos formar cidadãos de bem”, disse Fernando Antônio de Lima, Juiz da Infância e Juventude.


O toque de recolher, como hoje é chamada a operação, começou na cidade de Fernandópolis, na região noroeste. Agora, foi adotado por Ilha Solteira e Itapura. No ano passado, nessas cidades foram registradas 250 queixas contra menores, a maioria praticada na rua.

O Conselho Tutelar diz que ir pra casa mais cedo não vai só proteger as crianças e adolescentes de crimes, mas também ajudá-los no desenvolvimento na escola.

“Eu entendo que chegamos no limite, principalmente porque os pais é que pedem. É um clamor dos pais e da comunidade. Uma vez que a gente percebe que a família está impotente perante seus filhos”, falou Célia Gabriel, conselheira Tutelar.

Nas ruas, os pais aprovam a idéia. “Tem que respeitar os limites e os horários. Essa hora a criança tem que estar na cama dormindo”, falou a mãe.

Quem já está livre da proibição, mas ainda é jovem, também concorda com os limites impostos. “Tem que ser assim mesmo. Quando eu tinha essa idade minha mãe não me deixava sair. Chega na hora deles, eles fazem o que é melhor para eles”, disse a garota.

O SPTV conversou com Evandro Pelarin, juiz da Infância e Juventude de Fernandópolis, que implantou o toque de recolher. Assista ao vídeo com a entrevista.


P.S.: O vídeo você pode assistir no link abaixo



FONTE:http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1092919-16574,00-TOQUE+DE+RECOLHER+NO+INTERIOR+DE+SP.html


************************************


MEUS COMENTÁRIOS

Primeiramente, coloquei este artigo que não tem muito a ver com o conteúdo deste blog porque é um assunto polêmico que quero muito discutir. E discuto o LADO BOM e o LADO RUIM deste assunto.

O LADO BOM: Irá diminuir o número de ocorrências com crianças e adolescentes, além de protege-los e ajuda-los a se manterem afastados do crime e das drogas, pois esses são as maiores vítimas dos mesmos, pela pouca e até mesmo pela falta de imaturidade.

E também, (pelo menos ao meu ver) contribui INDIRETAMENTE com a segurança, porque como os policiais estarão vigiando as ruas, eles não só cuidarão para que crianças e adolescentes permaneçam em casa, mas também patrulharão as ruas contra o tráfico de drogas, roubos, assaltos, homicídios, etc.

O que acho mais incrível é que foram OS PAIS dessas crianças que PEDIRAM ao Conselho Tutelar a adoção do toque de recolher. De certa maneira, justifica um pouco a adoção dessa lei, pois trata-se da preocupação dos pais com os seus filhos.

O LADO RUIM: Infelizmente os adolescentes irão perder a liberdade deles, porque nessa fase eles gostam de curtir balada, bater papo com os amigos até madrugada, namorar, etc.

O absurdo nessa operação é proibir menores de 16 anos frequentarem lan-houses. Qual o problema? Na minha opinião, não vejo mal nenhum de um(a) garoto(a) de 16 anos acessar a internet numa lan-house.

E o que pesa mais do LADO RUIM é que a lei está PRIVANDO a liberdade dos menores de idade, pois é um dever DOS PAIS limitar os horários de ausência do lar dos filhos e não da lei.


O que eu espero é que essa "moda" não acabe pegando em todo o Brasil.


Um comentário:

  1. Boa Noite... o que escrevo aqui é a opiniao de um jovem morador de Ilha Solteira.
    Moro aqui desde que nasci, hoje tenho 19 anos, muitos podem dizer que sou muito novo pra saber o que esta se passando, mas a verdade so pode ser dita por quem mora aqui e ve como é a rotina da cidade.

    Nesses quase 20 anos, ja vi muita coisa acontecer nessa cidade e concordo que as coisas estao cada vez piores em relação a roubos e violencia, mas se voces ... pessoas de mais idades, lembrarem sobre a ditatura, onde havia o toque de recolher... verao que aqui esta acontecendo basicamente a mesma coisa, privam o jovem de liberdade, privam o jovem de convivio social e o pior é que fazendo isso lançam um desafio, e como sabemos, nenhum jovem gosta de desafios (ironico), pensem na seguinte situação, como um jovem de 13 anos pode ir para a Amazonia sozinho e nao pode transitar pela sua propria cidade. A grande verdade é que o delegado e o promotor querem tornar o serviço que deveria ser desenvolvido pela policia, mais facil, mais tranquilo... se é isso que voces querem, desculpe a sinceridade, mas nao vao conseguir, so vao gerar mais transtornos e vao ficar correndo atraz de "crianças" de 14, 15, 16 e 17 anos, enqto traficantes, ladroes e baderneiros andam livremente pela cidade.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Toque_de_recolher

    ResponderExcluir